segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Racismo Psíquico

Cena 01
Reconheço uma sensação de incômodo
Ressinto a angústia de frequentar espaços privados,
É o medo de ser rejeitado
Não consigo entrar na loja
Desacredito do sorriso cifrado
Que me convida a entrar
Uma nota de cem cai do bolso farto
Mas falta coragem
Principalmente de ir em frente e assumir
O negro  

Cena 02
Transborda dinheiro
Adrenalina mal usada
O pânico se instalou
Quero entrar
Parece que o espírito diminuiu
A loja ainda não fechou
Sinto que o  tum-tum do coração foi abafado
Pelo silêncio da mente complexada
Eis a primeira conclusão

 
Pensamento 01
Não sei se pertenço a essa realidade social
Foi criado um mundo particular,
Servo da finitude marcada pelo opressor,
Que sou eu, tentando ser o outro propagandeado.
 
 
Pensamento 02
Ah! Ah! Ah! Ah! Que vontade de gritarrrrrrr!
Sempre o Outro,
Com as minhas vitórias,
Sempre Eu, vangloriando-me
Das derrotas,
Escondidas, às vezes, sob o tapete do riso sem cor
Que fracasso!!!!
 
Pensamento 03
Aquela sensação me acompanha
Nem as cotas conseguirão repará-la
Qual borracha conseguirá apagá-la?


Pensamento 04
À míngua de verdades,
Ainda sinto na realidade,
feito dor na mucosa,
As lembranças de piadas
                            sobre o cabelo que não molha
                                                                        sobre o negro que renega sua história                                                                                                                                                                           
Quando me tornarei Negro, então ???????????????????????????????????
 
Pensamento 05
À míngua de verdades,
Ainda não esqueci da infância machucada,
Nas salas das escolas privadas,
Por dedos que indicavam,
Com assombro de quem nunca viu a escuridão,
O preto cinzento da minha pele,
Sem creme,
O preto cinzento da minha pele,
Sem banho quente,


Pensamento 06:
Então....
Só água Gelada
Então.....
Só café preto
Para acordar esse preto
 Mas.......         
  Nem o pó preto
                       Nem a fumaça estimulante
                                                                    Fazem acordar
 Fazem enxergar
                                  O Negro que sou
 

Pensamento 07
A capoeira fez a sua revolução
Hoje tem seu valor
Hoje tem seu preço no Mercado Modelo
Negros chegaram ao Poder.
E o que fizeram depois com seu diploma?
Mostraram a seus filhos que o caminho é estudar
Mas, abortos ideológicos ainda continuam
Alguns foram feitos pela negrada,
Independentemente do acesso ao estudo,
Justamente por não ter sido preparada
Para o racismo que,
Logo no nascimento,
Com o tapa forte da parteira,
Para saber se era escravo mesmo,
Para anunciar que era preto mesmo,
Teria que lidar
Com o racismo que iria participar 
 
Pensamento 08
Como recuperar, então, a autoestima perdida,  tão feroz e precocemente ofendida?
O caminho é estudar
O caminho é estudar a emoção
De quem já nasce se defendendo
De quem já nasce sendo preto, negro, tição
Aquela sensação me acompanha
 
Pensamento 09
Confundo, por um instante, a mão estendida
Com o peso da chicotada
Aquela sensação me acompanha
Misturo, na minha alma, o olhar gélido do patrão
Com a frieza de quem me escravizou
Associo a boca aberta, pronta para o sorriso,
Com os dentes que levaram a comida do porão
Aquela sensação me acompanha
Até quando? 
 
Pensamento 10
Torço para que essa sensação seja mentira
Seja produto vil de uma sensibilidade barata
Torço para que seja pura imaginação
De quem esqueceu da vida  sem fronteiras
E parou num racismo psíquico
Só seu
Algemado pelo passado
Sem impulso para ir ao futuro
Aquela sensação ainda me acompanha

Nenhum comentário: